© 2017 Centro de Formação Dom Bosco

Avenida Santa Inês, 2031

Parque Mandaqui - São Paulo

Tel: (11) 2257-0701

  • Black Facebook Icon

19 de fevereiro – Dia do Esportista*

19.02.2018

| Grupo dom Bosco |

A prática esportiva desenvolve a saúde física e mental. O analfabetismo motor tem sido tema frequente tanto no meio esportivo como na esfera educacional. Pratique e divulgue a atividade física.

 

 

O Dia do Esportista foi criado para difundir a importância do esporte na vida do cidadão. A prática esportiva atua diretamente no funcionamento do organismo. Ativa a circulação, regula a respiração e promove a melhoria na atividade cerebral, potencializando a memória, a concentração e o desenvolvimento cognitivo.

 

A prática esportiva desenvolve outros aspectos como o trabalho em equipe, o cooperativismo, a desenvoltura, a disciplina, a autoestima e ainda propicia bem-estar, pois libera hormônios que trazem sensação de tranquilidade e alegria.

 

O analfabetismo motor tem sido tema frequente tanto no meio esportivo como na esfera educacional. A vida cotidiana tem levado as pessoas – adultos, adolescentes e crianças – a se tornarem cada vez mais sedentários.

 

Principalmente nas grandes cidades, é muito mais frequente que as crianças se distraiam com internet, TV ou videogame do que com brincadeiras ao ar livre. Pular corda, subir em árvores, brincar de queimada e outras brincadeiras parecem não fazer mais parte do cotidiano infantil.

 

A essa falta de desenvolvimento da linguagem motora dá-se o nome de analfabetismo motor e muitas vezes é resultado não apenas da vida sedentária dos pais, por exemplo, mas à própria falta de segurança pública, que tira as crianças e adolescentes das atividades em grupo que aconteciam nos bairros e os coloca plantados dentro de casa, abraçados às novas ferramentas tecnológicas.

 

As consequências dessa triste tendência apontam para lesões ósseas e musculares, obesidade, falta de habilidade para movimentos básicos, incapacidade de desenvolver mais de uma tarefa motora simultaneamente e até problemas de aprendizado e relacionamento.

 

Por isso, a importância da Educação Física como disciplina obrigatória, fazendo parte da grade curricular. Durante as aulas, o professor terá condições de avaliar e desenvolver as habilidades motoras dos alunos e despertar o interesse pela prática desportiva. Essa é também a melhor forma de prevenirmos uma população adulta de analfabetos motores no futuro.

 

Pratique e divulgue a atividade física. Parabéns aos esportistas pelo seu dia.

 

* A data foi instituída em 1993, pela “Lei Zico” e revogada 5 anos depois, pela “Lei Pelé”, que estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto. Mas os calendários comemorativos mantêm a data como 19 de fevereiro.

 

 

 

 

Iris Sayago

Comunicação e Marketing

Colégio Dom Bosco

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Educar com valores e responsabilidade

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

September 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags