© 2017 Centro de Formação Dom Bosco

Avenida Santa Inês, 2031

Parque Mandaqui - São Paulo

Tel: (11) 2257-0701

  • Black Facebook Icon

Como anda a sua produtividade?

20.12.2017

| Grupo dom Bosco |

É impossível manter o mesmo nível de produtividade ao longo de todo o dia. Alguns fatores roubam a atenção e baixam o ritmo de trabalho. Confira algumas dicas para diminuir esses impactos na produtividade.

 

A maioria dos brasileiros trabalha oito horas por dia ou ao menos é o que consta na maioria dos contratos de trabalho. Mas será mesmo que a produtividade é a mesma do início ao final da jornada? Certamente que não e isso já foi comprovado.

 

Alguns estudos apontam que o pico de produtividade se dá no mês de outubro, numa segunda-feira, às 11h da manhã. Da mesma forma, ficou provado que os meses de janeiro e de dezembro são os períodos menos produtivos e, analisando apenas a semana, geralmente a produtividade vai caindo, sendo que a sexta-feira chega a ser 20% menos produtiva do que a segunda.

 

Na verdade, o que importa não é a quantidade de horas que compõem a sua jornada de trabalho, mas de que forma elas são distribuídas pelo período. Todos concordam que o momento de maior queda da produtividade acontece logo após o almoço; isso é biológico, não tem jeito.

 

 

Os inimigos da produtividade

 

No ranking dos vilões, o primeiro lugar está reservado para os e-mails. Basta uma simples olhadinha, para conferir se chegou alguma mensagem urgente e pronto, você já sucumbiu às suas armadilhas (isso sem citar o famoso whats app).

 

Parece ser uma tarefa rápida, um simples encaminhamento e lá está você, envolvido com um mar de mensagens sem fim, uma coisa vai puxando a outra e pequenos segundos tornam-se infindáveis minutos, consumindo ¼ da sua jornada de trabalho. Alguns estudiosos da produtividade sugerem a adoção de softwares de gestão, para melhor gerenciamento de tarefas e, consequentemente, do tempo.

 

Além dos e-mails, reuniões frequentes e longas também consomem minutos preciosos de trabalho, assim como o retrabalho e a sobrecarga também interferem bastante na produção diária. Até mesmo o aquecimento global já foi apontado como inimigo da produtividade, mas isso já é assunto para outro artigo.

 

Outro inimigo sorrateiro da produtividade são as tarefas pirata, que surgem inesperadamente e, claro, são sempre extremamente urgentes. Pode ter certeza, diariamente elas surgirão e vão detonar o seu planejamento.

 

 

Dicas para incrementar a sua produtividade

 

Cada um tem seu próprio esquema de trabalho e atinge o pico de produtividade duas vezes durante o período, mas pequenas dicas podem melhorar a organização do seu tempo e potencializar o seu rendimento:

 

  • Gerencie o seu dia e não o tempo.

  • Divida o seu tempo em pequenas tarefas.

  • Liste tudo o que for realizando ao longo do dia e qual o status da atividade.

  • Organize seus afazeres em projetos, liste as tarefas correspondentes a cada um e estabeleça as prioridades.

  • Liste também as tarefas “urgentes” que forem surgindo durante o período.

  • Defina quantas vezes por dia vai checar os e-mails e, se possível, não realize as solicitações na mesma hora, mas inclua cada uma delas em seu planejamento diário, sinalizando que essas atividades “furaram a fila”.

  • Para definir as prioridades, adote o método SUG:

SERIOUSNESS (seriedade) – qual a importância da tarefa?

URGENCY (urgência) – quanto tempo vai demorar para executá-la?

GROWTH (crescimento) – qual impacto terá se eu protelar a finalização dela?

  • Desenvolva um relatório com todas as tarefas executadas, apontando inclusive o horário de início e término. Ao final de uma ou duas semanas, analise os dados e possivelmente você descobrirá em qual dia e período você é mais produtivo.

  • Música instrumental ou clássica promovem harmonia, incrementando a produtividade. O ideal são músicas que apresentam uma batida por minuto.

  • Alimentação adequada é ótima aliada. Alimentos com glicose e carboidratos são aqueles que dão aquela “moleza”. Por outro lado, frutas e vegetais não faltam no cardápio de pessoas criativas, felizes e comprometidas. Assim como peixes e amêndoas aumentam o poder de concentração.

  • Coloque uma plantinha em sua mesa ou local de trabalho, dizem que isso aumenta a criatividade.

 

E vai deixar o ambiente mais harmonioso! Aproveite essas dicas e sinalizações e otimize o seu tempo.

 

 

 

 

Iris Sayago

Comunicação e Marketing

Colégio Dom Bosco

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Educar com valores e responsabilidade

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

September 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags