© 2017 Centro de Formação Dom Bosco

Avenida Santa Inês, 2031

Parque Mandaqui - São Paulo

Tel: (11) 2257-0701

  • Black Facebook Icon

A vontade de aprender é o que torna o aprendizado eficiente

09.04.2018

| Grupo dom Bosco |

Além do núcleo familiar, o papel da escola é fundamental no envolvimento do aluno na busca do conhecimento, deparando-se com um mundo infinito de descobertas e significados, que irão permear suas escolhas e relações futuras.

 

 

Muito além da disciplina, a sociedade moderna exige dos jovens e estudantes competências e conhecimento em várias áreas e segmentos. Há inúmeras possibilidades e maneiras para se adquirir o conhecimento, seja por meio da leitura, estudos, diálogos, cultura, música, viagens, experiências…Mas, querer aprender é essencial e o que mais pode motivar os estudantes. Sem essa vontade, a busca pelo conhecimento pode tornar-se algo cansativo e o aprendizado não será eficiente. E, atualmente, a tecnologia pode ser usada como uma grande aliada nesse processo educacional.

 

Existe até mesmo uma ciência que estuda o conhecimento humano e o modo em que o indivíduo age para desenvolver suas estruturas de pensamento: a epistemologia, cuja palavra deriva do grego episteme (conhecimento) e logos (estudo).

 

Além do núcleo familiar, o papel da escola é fundamental no envolvimento do aluno na busca do conhecimento. Com apoio de professores e conteúdo pedagógico, os estudantes encontram incentivo para transformar informação em conhecimento, deparando-se com um mundo infinito de descobertas e significados, que irão permear suas escolhas e relações futuras.

 

Segundo o filósofo e professor Mario Sergio Cortella, “o conhecimento é uma construção cultural e o papel da escola é interferir no modo como ele é compreendido, selecionado, transmitido e recriado”. Muitas maneiras e atitudes são primordiais na aquisição do conhecimento e na melhoria na capacidade de estudos. Veja algumas dicas:

 

1- Praticar

 

Você se tornou mais capaz devido à prática. Por isso, seja qual for o conhecimento que você queira adquirir, faça o possível para transformá-lo em um hábito diário para que você possa praticar até conseguir.

 

2 - Questionar

 

Questionar é essencial para o conhecimento. Afinal, você não pode resolver uma dúvida se não fizer perguntas sobre ela.

 

3 - Ter ambição

 

Querer aprender é o que trará a motivação necessária para aprimorar seu conhecimento. Sem vontade, essa tarefa se tornará cansativa e o aprendizado não será realmente eficiente.

 

4 - Ler

 

Uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento é por meio da leitura. Sejam livros, jornais ou revistas, ler com frequência é o que possibilitará que você aprenda sobre os mais diversos assuntos.

 

5 - Ensinar

 

Tente conversar com colegas ou familiares sobre assuntos que você considera interessantes e então explique o que você aprendeu com eles. Dessa forma, você absorve o conteúdo de uma maneira muito mais simples.

 

6 - Escrever

 

Escrever também ajudará na assimilação do conteúdo que você deseja aprender. Além de fazer com que você fique mais atento e melhorar suas habilidades com palavras, você conseguirá absorver o conhecimento que deseja no momento em que começar a passar suas conclusões para o papel.

 

7- Escutar

 

Uma das características mais importantes de pessoas inteligentes é a capacidade de escutar. Quando você passa a ouvir as pessoas com mais atenção, pode adquirir conhecimento sobre assuntos totalmente novos para você.

 

8 - Observar

 

A observação também é um ponto importante para adquirir conhecimento. Ao estar atento àquilo que ocorre ao seu redor, você melhora sua capacidade de análise e aprimora seu aprendizado sem sequer perceber.

 

9 - Colocar em ordem

 

Manter os temas sobre os quais você deseja ter mais conhecimento em ordem também é importante. A organização ajudará você a enxergar mais claramente o que já foi estudado, por exemplo, e então facilitará seu aprendizado.

 

10 - Definir

 

Uma das maneiras mais eficientes para se certificar de que você realmente aprendeu sobre um assunto é defini-lo. Sendo assim, ao estudar, tente sempre atribuir um tema que classifique claramente aquilo que foi lido.

 

 

 

Cristiane Felix

Comunicação e Marketing

Colégio Dom Bosco

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Educar com valores e responsabilidade

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes

September 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags